segunda-feira, 13 de abril de 2009

Obama suspenderá restrições a viagens e dinheiro a Cuba

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Barack Obama, vai anunciar nesta segunda-feira a suspensão de algumas restrições impostas pelos Estados Unidos para permitir que cidadãos cubano-americanos possam viajar e enviar dinheiro com maior facilidade para a ilha, informou uma autoridade do governo dos EUA.

A medida representaria o cumprimento de uma das promessas de campanha de Obama e pode abrir caminho para uma melhoria nas relações entre os dois países.

Atualmente, cubanos que vivem nos EUA podem visitar a ilha apenas uma vez por ano e podem enviar apenas 1.200 dólares por pessoa em dinheiro para familiares em Cuba.

O gesto de Obama pode ser o início de uma nova atitude em relação a Cuba e outros países latino-americanos que têm pressionado Washington para encerrar o embargo comercial que tem isolado Havana por mais de quatro décadas.

A mudança ocorre nas vésperas da participação de Obama na Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago esta semana.

Obama pode enfrentar resistência no Congresso, especialmente de republicanos.

Na semana passada, os deputados Frank Wolf e Chris Smith exigiram que Obama insista na libertação de todos os presos políticos antes de suspender as restrições comerciais e de viagens.

Durante a campanha presidencial do ano passado, Obama apoiou a suspensão de algumas limitações impostas pelos EUA a viagens e remessas de dinheiro, mas disse que não eliminaria o embargo comercial até que Cuba mostre progresso em direção à democracia e aos direitos humanos.

(Por Matt Spetalnick)


OPINIÃO
Cuba precisa de ajuda,e quando digo Cuba quero dizer os cubanos,pois todo o tipo de ajuda humanitária para aquele povo é de bom grado,ajuda que deverá vir com um plano implícito à favor do povo contra aquelegoverninho ditatorial e eterno.Ditadura só em casos extremos e por tempo limitado.Será que em 50 anos os cubanos não conseguem ser pessoas normais e não aprenderam a viver como ocidentais normais e capitalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário com o seu nome e contato.