terça-feira, 17 de março de 2009

Catalães manifestam-se em Bruxelas pela autodeterminação

Milhares de pessoas manifestaram-se este sábado nas ruas de Bruxelas pela autodeterminação da Catalunha. A organização diz ter cumprido o objectivo de juntar dez mil pessoas na maior acção para "internacionalizar a causa". A iniciativa nasceu num blogue e a difusão foi apoiada nas redes sociais na internet.

"É inconcebível que a Europa dê aval aos processos de autodeterminação de tantos povos mas não ao da Catalunha", disse o candidato da Esquerda Republicana Catalã às europeias, Oriol Junqueras, citado no jornal La Vanguardia. Alguns manifestantes empunhavam pancartas com as fotografias dos eurodeputados catalães, eleitos nas listas do do PSOE, PP e CiU.

O tom festivo da marcha e o colorido das bandeiras catalãs, entre algumas bascas, flamengas e de outras nações sem Estado, culminou na entrega de um manifesto no Parlamento Europeu. «O objectivo da manifestação é destacar que na Catalunha há imensa gente, cremos que a maioria, que deseja exercer o direito à autodeterminação», explicou à imprensa o porta-voz da plataforma «Dez mil em Bruxelas pela Autodeterminação da Nação Catalã», Enric Canela. Para este professor catedrático da Universidade de Barcelona, a Catalunha deve ser integrada na UE, mas "sem intermediários".

Também o deputado da Convergencia Democrática da Catalunha, Albert Batalla, sublinhou que este "é um momento histórico para o nosso país. É muito meritório que dez mil catalães venham aqui internacionalizar a nossa causa". Apesar de todos os organizadores terem proclamado a satisfação com o êxito desta manifestação inédita, a polícia belga veio mais tarde baixar a estimativa do número de participantes para os 3000.

A Plataforma anunciou esta iniciativa como um exemplo da "sociedade 2.0", uma vez que nasceu numa caixa de comentários de um blogue, a partir das respostas ao texto "
Perplex, Jo?", em que Enric Canela expunha a falta de liderança do projecto catalão e a perguntava "onde está um Luther King" que conseguisse levar milhares de catalães a reclamar a independência nas ruas de Madrid. A ideia do novo destino do protesto, "por não haver solução possível dentro de Espanha", seguiu para o Facebook e para um site que difundiram o protesto e a longa viagem ao coração da UE.

fonte:esquerda.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário com o seu nome e contato.