terça-feira, 12 de maio de 2009

Praça ecológica em Pinheiros terá sistema de drenagem que filtra água da chuva e retém impurezas


Luiz Guadagnoli/Secom

Praça em baixada escoará água da chuva por biovaletas

A cidade ganhará em breve uma praça diferente, que conjuga lazer com o cuidado ao meio ambiente: a praça Dolores Ibarruri, também conhecida com praça das Corujas, em Pinheiros, que possuirá um sistema de drenagem das águas pluviais, facilitando sua absorção pelo terreno e lançando o excedente, já limpo, no córrego local.

A prefeita de São Paulo em exercício vistoriou a praça nesta segunda-feira (10/05) e aprovou o conceito. "A praça deverá absorver quase toda a água que chover sobre ela e nas ruas próximas", declarou. "É um local que deverá ser visitado por todos os subprefeitos. Essa praça será um cartão de visitas dessa obra, que nós queremos replicar onde for possível", afirmou. A obra é tocada pela Subprefeitura de Pinheiros.

A praça localiza-se em uma baixada. Quando a intervenção estiver concluída, a água da chuva será escoada por "biovaletas", de piso drenante. Assim, o fluxo será encaminhado para uma espécie de piscina de pequena profundidade (jardins de chuva) que, além de drenar para o subsolo a água coletada, joga o excedente já limpo para o córrego das Corujas.

Essas duas estruturas, biovaletas e jardins de chuva, serão integradas ao novo projeto paisagístico da praça. A inovação é fruto de um projeto executado em Seattle (EUA) e adaptado pela arquiteta e paisagista Elza Niero - o projeto obteve Menção Honrosa pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil em 2008.

Paralelamente ao novo sistema de drenagem, a Prefeitura está construindo o passeio de caminhada com piso intertravado, um campo de futebol e playground.

Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário com o seu nome e contato.